domingo, 23 de março de 2008

"Domino Mornings": GREEN PEPPERS!

O que esperar de um indivíduo que foi guitarrista do Soup Dragons, BMX Bandits e Superstar? E de um álbum que, além de contar com a colaboração de Paul Quinn (ex-Teenage Fanclub, atual Primary 5), Daniel Wylie (ex-Cosmic Rough Riders), Isobel Campbell (ex-Belle and Sebastian), teve quatro faixas gravadas e mixadas por Raymond McGinley (Teenage Fanclub)? Provavelmente a expectativa será alta.

O Green Peppers na verdade é Jim McCulloch e “Domino Mornings” seu segundo disco solo - onde a tradição escocesa de produzir grandes bandas pop continua intacta. Com o auxílio luxuoso de estrelas pop da Escócia, McCulloch valoriza a qualidade autoral das suas canções e ainda mostra que sua competência musical é respeitada por quem entende. Mas aqui o veredicto que realmente importa é o do ouvinte.

Assim, “Shabby Horses” abre os trabalhos em andamento ligeiro, já mostrando o domínio vocal de McCulloch, quando o assunto é canção pop - beneficiado por seu timbre amigável. Melodia ensolarada para o frio inclemente de Glasgow. Falando em sol, o escocês sonha com o bronzeado americano, mas pela batida bossa deveria querer um bronze brazuca, em “American Tan”. O clima folk pop permeia todo o álbum e aparece claro em “Honest Injun” e sua slide guitar. “Steepping On The Cracks” anima o salão mesclando clima sessentista com música americana de raiz. A graciosa “I Will Always Be The Same” traz a praia e calor californiano para aquecer a melodia campeã de McCulloch. Que não economiza nas harmonizações em “Deep South” e relembra em certos momentos o espetacular Boo Radleys. A balada pastoral “It’s Hard To Kill A Bad Thing” volta a atravessar o Atlântico para nos jogar sobre um dourado campo de trigo americano.

Vale lembrar que o hit arrasa-quarteirão de Jim – e uma das melhores canções pop que ouvi em 2007 - “Carry Me Away” continua inédita e sem lançamento previsto. Dá pra imaginar o que vem por aí...

www.greenpeppers.info
www.myspace.com/jimmcculloch

Nenhum comentário:

Postar um comentário