terça-feira, 16 de outubro de 2007

A linha de frente do power pop alemão: The Sealevel, Seaside Stars e The Monster Bronsons!


A imagem mental pré-concebida que temos de Berlin, é de um lugar frio, cinza e coalhado de alemães ríspidos e mal-humorados circulando onde no passado erguia-se o famoso muro. Pensamos também naquelas construções abandonadas onde os punks apropriam-se do local para promover seus shows anárquicos e violentos. Tal para qual: essa imagem se equivale a que os alemães têm do Rio de Janeiro - mulatas semi-nuas ao alcance da mão, sambistas esmerilhando seus pandeiros em cada esquina ou cobras atravessando as pistas nas faixas de pedestres.

Por isso, pensar em grupos interessados em melodias ensolaradas e harmonias angelicais, não sugere que elas possam vir da Alemanha, muito menos de Berlin. Mas é lá que a linha de frente do power pop alemão se organiza: The Sealevel, Seaside Stars e The Monster Bronsons. Todas capitaneadas pelo homem mutitarefa Hans Foster. E que não esconde a paixão por Beach Boys e Teenage Fanclub diluída na obra dos três grupos. A fixação por temas ligados à praia, sol, mar também conecta o trabalho da tríade. E assim como os conterrâneaos do gênero – Monkeeman e The Cheeks – cantam em inglês, conscientes da falta de delicadeza fonética da língua pátria.

No Sealevel, Hans divide os instrumentos com Maff (que também integra o Monster Bronsons), Berni e Dirk e apresenta o álbum Beach From Last Summer. O som do tic-tac do relógio na faixa título e de abertura parece retroceder o tempo até as praias da Califórnia dourada dos Beach Boys, onde os alemães parecem alcançar o nirvana de uma época e um lugar em que nunca viveram. A profusão de harmonias vocais caprichadas continua descendo pelo disco, acompanhadas por riffs de guitarras incisivos e melodias pop cativantes como ensinaram Teenage Fanclub, Velvet Crush ou Posies.

Já no Seaside Stars, Hans Foster faz dupla com Andi Schuwirth e chega ao seu segundo álbum com The Stranded Whale – o primeiro foi The Magic Stereo. Mas continua privilegiando as tramas melódicas do pop perfeito, agora um tanto mais acústico e reflexivo e se aproxima por vezes da fase mais madura do Teenage Fanclub, mostrada nos seus três últimos álbuns. Vai ficando clara a deliciosa obsessão de Foster pelo mar, pelo verão... e pelos fannies.

No The Monster Bronsons, Hans chama Mira, Sutti, Maff para completar a formação, adiciona um pouco de distorção e remete a sonoridade do grupo à fase 'Bandwagonesque' dos Fanclub. A banda ainda trabalha para editar seu primeiro trabalho, mas já disponibiliza uma versão em CD-R com 12 faixas. As melodias continuam inspiradas, a bateria acelera o ritmo e aparece a preferência por lugares ensolarados dos Estados Unidos para intitular a metade das canções do disco, como: “San’Cisco Bay”, “California”, “Hawaiian” e “Florida”.

Apesar da overdose de referências e influências do estilo, em nenhum momento as bandas se apresentam como “power pop”, contra-mão da tendência onde “cool” é ser rotulado como tal. Mas fica patente e inegável a força que o estilo vem tomando no país do chucrute e principalmente a projeção que o ‘trio de ouro’ começa a tomar fora de seu território. O novo power pop alemão não é só pra inglês ver.

www.myspace.com/thesealevel
www.myspace.com/seasidestars
www.myspace.com/themonsterbronsons

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