sexta-feira, 30 de novembro de 2007

"Bedroom Demos": BUTCH YOUNG!


Desmontada a lógica funcional das grandes gravadoras – como nós a conhecíamos desde sempre – milhares de artistas viram sua voz alcançar qualquer canto do mundo com o compartilhamento digital. Claro, também surgiram bolsões de riqueza, onde pouquíssimos músicos realmente ganham dinheiro com seu trabalho. O eldorado de estar em uma major não existe mais e o faça-você–mesmo volta com toda força no mundo musical da nova era. Agora o caminho é gravar o que se gosta, disponibilizar na grande rede e ver a quem vai agradar – e os dividendos que por ventura possam vir daí.

Butch Young é mais um talentoso artista independente que vem de Los Angeles. Teve duas de suas canções lançadas em coletânea do International Pop Overthrow: “Fly Me, Buy Me - com participação de Berton Averre (Knack), Phil Jones (Tom Petty), Rick Rosas (Neil Young,), Adan Everly (Everly Brothers) e John Easdale (Dramarama) – apareceu no IPO 10; e “One Foot In”, no IPO 9. Seu último trabalho é a gema pop Bedroom Demos, com sete canções onde toca todos os instrumentos e assina todas as composições . E é a própria característica caseira das gravações que ressalta a qualidade autoral de Young. Sem efeitos para esconder deficiências de composição ou superprodução que mascarem evetual falta de personalidade.

Abrindo o disquinho, “One Foot In” já cativa de início com seu cantarolante ‘pa-pa-pa’; e segue num clima de encanto melódico até chegar a “The Reason” e sua batida envolvente; variação de acordes preparadas para dominar os sentidos. A ambiência das canções lembram as de Sean Lennon, com a diferença do interessante intercâmbio de timbres vocais de Young. Como em “Mohammed On The Top Of The Mountain”, onde o timbre grave se entremeia com o agudo, sobrevoados pelas celestiais harmonias de voz. Que, de volta à casa, batem na porta da canção seguinte: “Heaven’s Gate”. A perfeição melódica de “Dandelion” chega ao cume da glória pop onde já estava “Donkey Boy” e sua levada guiada por piano e intervenções de metais. “Heartbreak Christmas” encerra o disco e confirma a vocação pop em canções climáticas de Bedroom Demos.
Se Young se contenta em ser rico de talento, deve lidar bem com o fato de ser vizinho da indústria que enriqueceu de dinheiro artistas menos capacitados que ele. Por outro lado, deve saber que receber elogios sem pagar jabá não tem preço para o ego.

www.myspace.com/butchyoung

Nenhum comentário: