domingo, 8 de junho de 2008

"Pressed": KNIT DELICATE!

A despeito do domínio milenar da perversidade humana sobre a Terra, parte do planeta consegue mover-se pela paixão. A paixão desinteressada, que apenas busca um pouco de alívio para as dores mundanas. Não há dia, não há hora ou minuto em que algum canto do mundo não seja produzido mais um lote de canções movidas pela paixão. Aquelas que, já sabemos, não rendem dinheiro – pelo contrário, custam - não atingem as paradas, mas, abençoadas, nos fazem felizes.

Assim funciona o Knit Delicate, projeto de Charles Jordan, cantor-compositor americano de Milwaukee. Jordan, que participou de diversas bandas locais, vinha durante mais de dez anos compondo e colecionando canções. Depois teve que juntar algum dinheiro e, finalmente, dar luz ao seu primeiro álbum, Pressed, lançado por ele mesmo. Jordan canta e toca as guitarras e conta com a ajuda de amigos para os outros instrumentos. Imagine que, dentro deste panorama, o quanto de pretensão e o quanto de paixão pode haver no álbum.

Desequilíbrio que fica claro logo na abertura do disco, na gana de Charles nos vocais. As guitarras não aceitam brincadeira e a veia pop do compositor salta sem esforço em “Redline”. O sol brilha para todos – assim como o timbre das guitarras – na dourada de melodia ganchuda “Bright Summer Sun”. Vocal dobrado em dois tons diferentes e refrão quebrado em climas opostos e de beleza semelhante em “Strange”. O alt.country à la Wilco antigo aparece imponente em “Abilene” e “Don’t Ever Loose You”.

Contágio certo e duradouro no pop poderoso de refrão auto-adesivo “The Closest”. Já a pedal steel guitar de “Five Shades” nos lembra que as raízes da música tradicional americana permanecem bem supridas. “Merry Go Round” fecha o disco provando que influências de décadas passadas podem exalar frescor se modernizadas. E que o mundo, por hora, pode dar mais uma volta no impulso de uma paixão.

www.myspace.com/knitdelicate

Nenhum comentário: