segunda-feira, 28 de julho de 2008

"Foxtail": AFTER PILOT!

Desde que o Japão começou a ocidentalizar sua economia, passou a absorver, também, parte da cultura pop americana. Deu um salto evolutivo gigantesco no desenvolvimento da nação e viu suas tradições milenares dividindo corações e mentes com os modernos paradigmas ocidentais. De lá pra cá, o pop japonês já ganhou contornos muito característicos (apesar de ser acusado constantemente de promover o ‘fake pop’, onde não passaria de pálida cópia do pop yanque). E, uma dessas peculiaridades, é ser altamente melódico. Por isso mesmo, o power pop tem grandes audiências por lá e uma coleção de magníficas bandas locais.

O power trio japonês After Pilot, formado por Fumito Yamabe (guitarra e vocais), Takahiro Maruyama (baixo) e Takashi Kawakami (bateria), chega ao primeiro álbum cheio com este Foxtail. Onde o som de altíssima voltagem quase não combina com aquela imagem tranqüila, cordata e gentil do japonês médio. É distorção no talo, bateria nervosa e melodias grudentas.

Imagine se o Green Day tocasse power pop e os membros tivessem olhos puxados: “Surftrip” abre o disco mostrando que essa imagem transformada em realidade traria ótimos frutos. “Else” desce a ladeira com um teclado rebelde pontuando sob avalanche sonora com forte teor pop. Mas é em “Keep Your Faith” e “Park” que vem à tona a grande influência do After Pilot: os britânicos do Farrah. Guitarras vitaminadas colidem com melodias colantes em “Radio”. “Dislike You” despeja energia punk, em contraponto com o vocal convidado que parece de bonequinho de desenho japonês.

“Smile” flerta novamente com o punk pop do Green Day. Já “Today Is The Day” é um power pop perfeito. “Rainy Wednesday” tira o pé do acelerador e vem como balada, mas pesando no refrão. A versão coreana de Foxtail vem ainda com três bonus tracks: a incrivelmente contagiante “New Trial”; a elétrica e jovial “Thank You”; e o pop poderoso “Don’t Give Up”, que nos faz perguntar se essas são mesmo apenas faixas bônus.
Dizem que no Japão não se inventa nada... mas, se melhora tudo.

www.afterpilot.net
www.myspace.com/afterpilot

2 comentários:

Reinaldo disse...

Pelo menos no som "Surftrip" é notável a influência do Green Day! O riff de guitarra é parecido com "When I Come Around". A japonesada mandou bem! Sofri pra encontrar o Cd... e durante a pesquisa, encontrei o link do "Power Pop Station" num blog japonês! Mas isso não deve ser surpresa... hehehe...
Abraços...

Paolo Miléa disse...

Pois é Reinaldo, até o Charlie Brown Jr. já chupou esse riff! ;)

Eles já gravaram o disco novo, deve estar pra sair.

A verdade é que o PPS é mais conhecido fora que no Brasil. Apesar de ser escrito em português!

Abs!