segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

"Summerdew Avenue": THE PENELOPES!

Não é segredo a fixação dos japoneses pelas melodias açucaradas do pop ocidental. Que agora, com o processo da mundialização – onde gostos e costumes se uniformizam – nem podemos mais rotular de “pop ocidental”. É pop e ponto. Pop que fascina a mente criativa do músico japonês Tatsuhiko Watanabe, líder do The Penelopes e dono do selo Vaudeville Park. Com a ajuda da baixista Chigusa Miyata, Watanabe chega ao sétimo álbum com o Penelopes. E como já não nos é novidade, aqui ele compôs, produziu e gravou todas as faixas.

Watanabe é um grande conhecedor de música pop – dos anos 60 aos dias atuais – e essa bagagem de informações e referências, se reflete claramente no som do Penelopes. Com uma interessante mescla de sonoridades dentro de uma mesma canção. Vai de Beatles e Badfinger a Smiths e Squeeze; pode passar por Zombies e Beach Boys e desembocar sem escalas, em Fountains Of Wayne e Aimee Man.

“Melt The Snow”, faixa de abertura de Summerdew Avenue, tem sintetizadores e guitarras oitentistas, um órgão sessentista e um refrão adesivo em qualquer época. “1983” tem algo de indie pop dos noventa e uma cara power pop oitentista nas melodias. “Colour Shades Of Summer” volta aos sessenta na pegada pop, apesar dos dedilhados de guitarra ecoarem timbre vindos dos oitenta. “Gentians” soa Burt Bacharach e a contagiante “Light And Shade”, parece um mega-hit perdido em uma rádio de flashbacks. A envolvente “Rock Soles Garden”, encerra o álbum com seus metais setentistas, harmonias vocais angelicais um refrão auto-adesivo na melhor escola sixtie pop.

www.myspace.com/thepenelopesvaudevillepark
www.jttk.zaq.ne.jp/penelopes/

Nenhum comentário: