segunda-feira, 1 de setembro de 2008

"Pop Explosion": JEREMY!

A primeira coisa que se deve dizer a respeito de Jeremy Morris é que, este é um dos nossos mais ferozes combatentes no front do power pop. Incansável na divulgação de artistas do estilo, pelo seu selo Jam Records (que também foi responsável pelo lançamento do álbum tripo Sweet Relief, cuja renda foi revertida em favor dos desabrigados do furacão Katrina), é notável compositor de canções pop memoráveis. Com 30 anos de carreira e diversos álbuns lançados – inclusive de rock progressivo e música instrumental – o americano do Michigan ainda é pai de April e Mark Morris da banda Glowfriends. Currículo não falta para esse “power pop hero”, mas o mundo gira e novos trabalhos devem ser apresentados.

O título, Pop Explosion, já diz bastante a respeito das suas intenções. Mais ainda na sua versão limitada, que traz um disco bônus com Jeremy fazendo cover de 24 clássicos do pop mundial, de Teenage Fanclub a Left Banke, de 1910 Fruitgum Company a Big Star, passando por Beatles, The Who, Bay City Rollers, Byrds, Monkees. Ou seja, uma coleção imperdível de pérolas sagradas.

A segunda coisa a ser dita sobre Jeremy Morris: não importa onde, quando ou como você esteja, no momento em que soar os primeiros acordes e a voz delgada encher o ambiente, você saberá: é Jeremy! Sua marca indelével e característica é reconhecível a milhas de distância. Um artesão do pop com assinatura. E é isso que se ouve no CD de inéditas, o Pop Explosion propriamente dito.

As guitarras já rugem sujas em “Come On Over”, mas a voz dobrada de Morris dá o toque de maciez refrescando o motor. Os toques sessentistas aparecem nas levadas pop, de “Come Clean”, e psicodélica, de “Superstar”. As tocantes baladas ao piano “Nice Guy” e “The Perfect Love” relembram a facilidade de Jeremy na confecção de belas melodias. Já “Time Is Running Out” e “I’m Still Waiting” mostram que seu senso pop continua intacto.

Pop Explosion confirma a máxima de que boas composições não precisam de superproduções de estúdio para se esconder atrás. Beirando o lo-fi, as canções se impõem pela qualidade autoral de Jeremy. Como a oitentista “Everyone Makes Mistakes” ou a invocada “As Long As You’re Around”. O puro pop de “Sweet Salvation” e a emotividade de “Hand In Hand” encerram o álbum, deixando a certeza que ainda haverá muito a ser dito a respeito de Sir Jeremy Morris.

www.myspace.com/jeremyamorris
www.jamrecordings.com

Nenhum comentário: