quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Beatlesque One": ALAN BERNHOFT!

Não vamos aqui reivindicar posição relevante em parada de sucessos. Nem reconhecimento de crítica e público. Muito menos sucesso de vendas mundo afora. Até porque nem é o objetivo primordial desse projeto. Vamos apenas celebrar a homenagem a um estilo de composição imortalizado pelos Beatles. Como o nome indica, Beatlesque One é uma coleção de canções, ao estilo dos fab four, criadas pelo músico, compositor, ator, produtor e escritor de roteiros, Alan Bernhoft. O americano da Califórnia juntou faixas de projetos, como o filme Desperately Seeking Paul McCartney e do seu disco infantil Playdate, para apresentar sua expertise em recriar, em composições próprias, a aura inigualável dos anos 60.

Bernhoft tocou os instrumentos, gravou e produziu todas as faixas em seu estúdio AIM. Conseguiu a sonoridade exata das bandas sixties, com uma perfeita produção instrumental e vocal. Penetrou os meandros das tramas melódicas e métricas do pop sessentista e produziu algumas das pérolas mais preciosas dos anos sessenta não-nascidas nos anos sessenta. Se algumas canções podem soar como mera homenagem aos Beatles, outras poderiam ter sido gravadas por eles e estar no panteão de clássicos eternos.

A faixa de abertura, a energética e juvenil “Keep Your Hands Off My Baby” emula com perfeição a primeira fase dos Beatles. A linda “Magic Everywhere” é uma preciosidade que não vai importar se foi composta ontem ou se é sobra de Rubber Soul. “Someday” chega quicando na batida do piano, com progressões de acordes que arrepiam qualquer power popper e um refrão absurdamente memorável – difícil acreditar que não foi escrita pela genialidade de Paul McCartney. Seria hino dos anos 60, teria aos seus pés os topo das paradas e os tiozinhos cantariam até hoje, com lágrimas nos olhos, se lembrando dos amores de verão: “Sunshine Girl”.

Escrita para crianças, “Playdate” exala ingenuidade e beleza melódica e é outra que revive a fase ‘yeah, yeah, yeah’, dos Beatles. “Winter Ocean Mary Go Round” viaja ao mundo psicodélico de Jonh Lennon e, a adorável “Springtime Love”, encanta na melodia e harmonias vocais celestiais, lembrando que os Beach Boys também foram ícones sessentistas. Beatlesque One nos faz sentir falta de uma época em que não vivemos; e agradecer pelo interesse de contemporâneos talentosos, como Alan Bernhoft, em perpetuar a arte da verdadeira canção pop.

www.alanbernhoft.com
www.myspace.com/beatlesque1

Nenhum comentário: