domingo, 3 de fevereiro de 2008

4-Track Demos: "Where You Are - EP" e "The Adam Daniel Frequency" - ADAM DANIEL!

Depois de assombrar o mundo (power) pop com o lançamento de Blue Pop (1999), um dos clássicos dos anos 90, o americano Adam Daniel ficou sumido do cenário musical.
Reapareceu em 2006 com um EP e um álbum, numa espécie de série ‘4-track demos’. Ambos disponibilizados apenas para download e no próprio ano de lançamento (graças à gentileza de Adam, consegui cópias em CD). Até hoje muitos fãs de Daniel imaginam que Blue Pop é seu único trabalho, mesmo considerando que os títulos a seguir sejam titulados como trabalhos demo – o próprio artista conta os discos como parte de sua discografia.

Where You Are basicamente reúne meia-dúzia de baladas guiadas por piano em tons melancólicos, mas que deixam vestígios do estilo autoral de Daniel já percebidos em Blue Pop. Destaque para as belas “Star Dust (2002)”, “Lullaby” e “Soundtrack”. Mais empolgante é o álbum (ou coletânea de demos) The Adam Daniel Frequency. Que já abre com uma pegada meio jazzy e despeja adrenalina no refrão de “Cameo”. “It’s Automatic” entraria fácil em Blue Pop, com sua melodia leve e feita para as ondas do rádio. A climática de refrão envolvente “Breathe”, atesta que Adam conseguiu cunhar estilo próprio. Outra que tem cara de clássico, e que seria destaque até em no disco de 99, é “Supernova”, acordes contagiantes, melodia forte e memorável – emociona.

“Captain Hallucination” acelera a levada na batida ritmada e refrão perfeito. E o desfile de gemas pop continua - e assusta pelo fato de como podem ter passado despercebidas por mais de um ano: “Fade Right Out”, “Gently”, “Here Right Now”. No todo, 14 canções que, na verdade – do modo como foram disponibilizadas - devem ser um apanhado de músicas produzidas de maneira esparsa ou sobras de Blue Pop. Porque Adam Daniel está trabalhando em suas novas composições, e, essas sim, deverão ser consideradas seu “novo álbum”.

www.adamdaniel.com
www.myspace.com/adamdanielmedia

Nenhum comentário: