quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

"Makes You Look Around": THE TRIPWIRES!

Seattle continua sendo lembrada como a cidade do grunge, mesmo 14 anos depois de ter sido o estilo enterrado junto com seu ídolo máximo, Kurt Cobain. No Brasil talvez pouca gente saiba que no início dos mesmos anos 90 - que elevaram o rock de flanelas ao topo das paradas - surgiam em Seattle bandas de altíssimo teor pop, guitarras flamejantes e nenhum reconhecimento comercial. Da cidade, inclusive, veio uma das grandes forças que ajudaram a reerguer o power pop nos EUA e no mundo: o Posies. Na mesma época pipocavam na cidade preciosidades como Fastbacks, Young Fresh Fellows, Minus 5, SuperDeluxe, Model Rockets... E é do núcleo duro desta última que surgiu o Tripwires.

O guitarrista, cantor e compositor John Ramberg havia entregue, com seu Model Rockets, um dos melhores discos de power pop de 2002: “Tell The Kids The Cops Are Here”. Agora, com o Tripwires, mudou a proposta sonora, mas continua com a verve pop intacta. Para este “Makes You Look Around”, recrutou os chapas de outros projetos Johnny Sangster para a guitarra, Jim Sangster para o baixo e Mark Pickerel para bateria. Contou ainda com o auxílio luxuoso do onipresente Scott McCaughey (Minus 5, Young Fresh Fellows, R.E.M...)

Já na faixa de abertura fica claro que o Tripwires não é o Model Rockets. “Lessonpony” rasga com um rock clássico de guitarras insinuantes e traços de blues na massa instrumental. “Arm Twister” segue na linha básica do rock de raiz, mas lampeja a criatividade pop de Ramberg no refrão, deixando o caminho aberto para os vocais harmônicos e clima de canção pop perfeita de “Big Electric Light.” “I Don’t Care Who You Are” soa como canção nova do Model Rockets, recriando a aura dourada do power pop clássico e estendendo a atmosfera à gema pop de menos de três minutos “Comedienne”.

E aqui todo mundo se pergunta porque Ramberg não carregou com mais carinho a mão no pop – como fazia na ex-banda – já que continua mostrando a sua capacidade em manipular belas melodias? Então aqui vai a resposta: “I Hear This Music” vem com um dos refrões mais inspirados e cativantes da temporada, para acompanhar de joelhos – doídos, porém agradecidos. “Johnny Get Gone” é roquinho despretensioso, mas gracioso na voz sempre agradável de Ramberg. Que indica a intenção cristalina na diferença de proposta do Tripwires em relação ao Model Rockets quando escolhe o rock envenenado de Chuck Berry “Tulane” para coverizar e o rockabilly animado de “Sold Yer Guitar Blues” para encerrar o álbum.

www.thetripwires.com
www.myspace.com/thetripwires

Nenhum comentário: