segunda-feira, 9 de março de 2009

"Sortie de Secours": MEEK!

Quando Meek nasceu, os Beatles já tinham se separado, os anos sessenta ficado pra trás e o sonho pop perdido o encanto. Demorariam quase 20 anos para que o francês de Montmorency, hoje vivendo em Paris, escrevesse sua primeira canção, uma peça em inglês já fruto de sua fixação pelos Beatles. Multiinstrumentista talentoso, Meek é um emissário das belas melodias de inspiração sixties. Além de fã confesso dos fab four, o artista se mira em Brian Wilson, Zombies, Simon & Garfunkel e compositores franceses como Julien Clerc, entre outros.

Seu quarto álbum, Sortie De Secours, traz uma coleção de canções pop lapidadas com extrema habilidade. Meek toca todas as guitarras, violões, pianos, teclados e faz as vozes – em 12 canções na língua pátria e três em inglês. Todas com evidente potencial de execução em rádios, mas que são limitadas de alcance mundial massivo quando cantadas em francês.

“Six Feet Under” é o primeiro single do álbum, com sua base vocal extremamente melódica e harmônica e batida de violão voluntariosa. “Le Gange Illuminé” é puro pop adornado por ‘uh-uh-uhs’ celestiais e bem cuidados arranjos orquestrais. “Alléluia Bimanie” vem com sua guitarra acústica de doze cordas, em andamento envolvente e melodia magnífica. A balada ao violão “Je Vous Parle De La Pluie Sur La Mer” segue a cartilha do mestre Paul McCartney e a linda “Troublemaker” traz a doce voz de Meek emoldurada por um clássico teclado Rhodes.

Pianos e vibrafones duelam com Telecasters e Stratocasters, sem resistir ao doce refrão em “Evaporée Charlotte Morphinique” e, a bela balada “You’ll Never Die Alone”, segue a cartilha pop dos Beatles. “Paris France” empolga na batida e na progressão de acordes do refrão; encerra Sortie de Secours, a beleza emocional do pop orquestral “Les Princes Morts”. E prova que a maestria pop de Meek tem o poder de arrebatar instantaneamente, mesmo que você só saiba duas palavras em francês.

www.meekintheweb.net
www.myspace.com/meekintheweb

Nenhum comentário: