segunda-feira, 23 de março de 2009

"Where Is Matthew Smith?": BUBBLEGUM!

Matthew Smith é um lendário programador inglês de games, que criou alguns jogos clássicos nos anos 80. Andou desaparecido, mas, ao que parece, já deu as caras por aí. Talvez algum membro do Bubblegum tenha zerado Manic Miner na adolescência. Mas, se eles homenageiam um gênio da computação no título do álbum, não escondem sua admiração pelos mestres do power pop clássico, como Paul Collins – tanto no The Nerves como no The Beat – 20/20 ou Plimsouls, quando se trata de afiar guitarras e tecer canções pop. E tudo inspirado nos fins dos 70, uma era onde a energia punk vazava e contaminava, indiscriminadamente, outros gêneros musicais.

Angel Kaplan, Ivan Diaz, Adrian Fresno e Pani, chegam aos seu terceiro álbum com este Where Is Matthew Sweet? e se igualam aos Feedbacks no posto de maior banda power pop espanhola. Porque eles sabem como encher de urgência punk uma bela melodia pop; como equalizar a pegada feroz das guitarras com os arranjos melódicos; como soar perigosos na distorção envenenada e angelicais nas harmonias vocais; como direcionar instintos agressivos para o bem-estar. É quando o frescor juvenil invade o ambiente pelas caixas-de-som...

A faixa-título abre o disco, incendiando com seu riff treinado nas rodas punk pop e melodia adesiva feito super bonder. A infecciosa “New Dyed Hair”, coloca frente a frente guitarras rebeldes e coros celestiais com a voz amigável de Kaplan harmonizando o jogo. “DJ Please Play This Song” e “Not The One” mostram que os Parasites são uma grande referência e que Ivan Diaz mantém o nível das composições de Kaplan.

Batida contagiante, profusão de ganchos melódicos e guitarras brilhando em “You’ll Come Back To Me” levam até a revigorante de refrão memorável “Take The First Train”. Já “She’s A Real Trial” e “Distorted Reality” têm cheiro de clássicos atemporais modernizados pela nova geração. E, seguindo a temática de relacionamentos frustrados ou amores não correspondidos, fecha o álbum a vitaminada “Complicated”. Ainda não sabemos onde Matthew Smith está, mas o Bubblegum sim: acaba de assumir um posto destacado no olimpo do power pop europeu.

www.myspace.com/bubblegumthepunk

Nenhum comentário: