domingo, 3 de janeiro de 2010

"Learning Love": BOBBY EMMETT!

Learning Love é sobre dor e prazer. É sobre tentativa e erro; estar no céu e no inferno; provar o doce e o amargo. Learning Love, de certa forma, mostra que os intervalos entre cair e levantar aumentam ou diminuem de acordo com a experiência que se acumula. E, se se está disposto ao amor, tem de se estar disposto igualmente aos seus momentos de sofrimento e felicidade. Mas Learning Love é também sobre melodias memoráveis e guitarras afiadas que ajudam a forjar algumas da melhores canções do ano.

Bobby Emmett vem de Detroit (onde esteve no The Sights e agora toca com Shooter Jennings) para impressionar com seu álbum solo de estreia. Em Learning Love Emmett não escondeu sua fixação pelas sonoridades setentistas, se esbaldando na utilização de instrumentos da época. O americano além de compor todas as faixas e produzir o disco, cantou e tocou guitarras, baixo, piano, órgão Hammond, mellotron e gaita, ente outros. Na gravação seguiu técnicas usadas por Kinks e Beatles.

O álbum é absolutamente independente – Emmett bancou sozinho processos de gravação, produção e prensagem dos discos – mas soa claro, encorpado e consistente como se houvesse uma grande gravadora por trás. As influências sonoras passam por Beatles e Big Star, Cheap Trick e Brendan Benson e, por vezes, soam muito próximas aos canadenses do Sloan – principalmente as composições de Jay Ferguson (que não por acaso participa do disco).

A guitarra matadora de “Queen Of Hearts” abre o disco como um rock setentista valvulado e invocado e já revelando o vocal dobrado de Emmett, que é ao mesmo tempo energético e amigável. A maestria melódica de Emett dá as caras na adesiva “Broken Hearted” e seu refrão talhado para os dials – nada democráticos - do rádio. A batida esperta, leve e ligeira de “She Can’t Be Mine” cativa de forma irremediável e a sensacional “Still Wanna Be With You” dá o golpe final e domina os sentidos com sua adorável melodia.

Assim como quem está no aprendizado do amor, e vai da tristeza à euforia com uma palavra, um telefonema ou um simples olhar, “Moving Ahn” se arrasta triste e linda para de repente explodir radiante num dos mais contagiantes refrãos do ano. A força rocker de guitarras distorcidas duelando com órgãos retrô e outro refrão m-e-m-o-r-á-v-e-l, são oferecidos generosamente em “Even Through You’re Mine Tonight”. Aqui melhor dar uma pausa para se recuperar do turbilhão de emoções causado por Learning Love. E respirar fundo para o que vem a seguir...

Gaita chorando, órgão dando o tom emocional e a voz de Emmett descendo dos céus a bordo da melodia mais triste e bonita do ano em “November”. “Never Waited So Long” vem com sua slide guitar, batidinha de piano e pinta de clássico eterno dos anos 70. “Love Is Real” desembarca densa e climática para desaguar no incrível e luminoso refrão, encerrando Learning Love. Um disco de amor às guitarras que cortejam melodias perfeitas; à canção clássica que sensibiliza com simplicidade; à ponte emocional – sem intermediários, atalhos ou atravessadores - entre o coração do artista e o coração do ouvinte. Provavelmente o disco do ano em 2009.

www.myspace.com/bobbyemmett

Nenhum comentário: