sexta-feira, 4 de maio de 2007

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ANDERS HELLGREN DO THE MERRYMAKERS!


Lançado em 1997 no Japão (em 98 na Suécia e 99 nos EUA), o disco Bubblegun arrebanhou um séquito de admiradores pelo mundo, ao destilar com maestria melodias auto-adesivas e guitarras rascantes. Dez anos depois, a dupla sueca Anders Hellgren e David Mihr, está de volta e prepara seu terceiro álbum de estúdio - prometendo mais daquelas maravilhas sonoras que viciaram power poppers em todo mundo.

Direto de Estocolmo, Anders Hellgren nos falou, com exclusividade, sobre o disco novo e sua surpresa ao descobrir a existência de fãs do Merrymakers no Brasil.

Power Pop Station: Desde o álbum Bubblegun, o que os Merrymakers têm feito?

Anders Hellgren: Bem, antes de tudo, gostaria de lembrar que faz quase 10 anos que o disco foi lançado! Uau! Realmente o tempo voa. Nesse tempo estivemos fazendo e vendendo estúdios de gravação. Construíamos outro e vendíamos. E trabalhamos com outros artistas, como Dorian Gray, Yuko Yamagushi e PufyAmiYumi.
Mas também tocamos ao vivo em Estocolmo e redondezas com vários outros artistas e grupos. Acho que quase todas as coisas que temos feito tem haver com produção musical, e esse tem sido nosso trabalho diário, daqueles que você tem para pagar as contas... mas ultimamente as coisas para nós têm ido muito bem nesse trabalho. Ainda assim, esperamos ser capazes de dar mais atenção ao Merrymakers num futuro próximo.

PPS: Quais suas influências do passado e do presente?

Anders: Bem, temos aqui a clássica resposta de que tudo começou com os Beatles, e continuou através de outras bandas do tipo que escrevem canções na mesma linha melódica. Mas, hoje em dia, eu não seleciono para ouvir gêneros ou coisas parecidas com isso. Se eu gosto, eu gosto. Ultimamente tenho escutado um disco da Imogen Heap que me deixa nocauteado.

PPS: Conte-nos sobre a atual cena pop da Suécia. Quais bandas você destacaria?

Anders: Para falar a verdade não estou antenado com o que as outras bandas têm feito na Suécia. Certamente não sou um expert em pop sueco, eu apenas gosto de algumas bandas, como Peter, Bjorn and John. Ah, e tem uma chamada The Klerks, que está gravando seu álbum no nosso estúdio (http://www.monogramrecordings.se/).

PPS: No Brasil, fãs e crítica consideram Bubblegun um dos melhores álbuns de power pop do anos 90. O que você acha disso e qual seu sentimento e visão pessoal em relação ao disco?

Anders: Me lembro que a gravação de Bubblegun foi um processo muito pesado em vários sentidos. Não só para mim pessoalmente, mas também para a banda. Nós tivemos dois produtores e se dar bem com ambos nem sempre era tarefa fácil. Ainda assim, quando escuto as canções hoje, acho que elas realmente soam bem e fico muito feliz por ter feito parte deste álbum.
Embora tenham algumas coisas ali que hoje nós faríamos diferente... Mas deixe-me dizer que nós estamos super felizes que as pessoas gostem do álbum, e imaginar que ele pôde ser enquadrado na categoria de “um dos melhores álbuns de power pop dos 90” é espantoso!

PPS: Neste exato momento vocês estão trabalhando no seu próximo disco. O que podemos esperar das novas canções?

Anders: Eu acho que vocês podem esperar pelo clássico estilo de canções Merrymakers. Talvez com um pouco mais de sintetizadores, mas também um bocado de guitarras, é claro.
Nós tivemos um estúdio inteiro, por muito tempo, nas nossas mãos, então... segurem-se!

PPS: Vocês ficaram bastante surpresos com a existência de fãs do Merrymakers no Brasil, não? Mande uma mensagem para eles.

Anders: Sim, eu me surpreendi ao saber que nossos álbuns de alguma forma chegaram ao Brasil! Isso é realmente formidável! Nunca tivemos um disco lançado aí, mas acho que a Internet cuidou desse pequeno problema...
De qualquer maneira, minha mensagem para todos nossos fãs no Brasil é: obrigado! Nós sempre seremos gratos por vocês escutarem nossa música e continuem nos encorajando a fazer novos discos!
E também que ADORARÍAMOS tocar no Brasil!






Nenhum comentário: