segunda-feira, 24 de novembro de 2008

"Follow The Summer": DAVE DILL!

As estações bem marcadas do hemisfério norte trataram de valorizar o verão de uma forma diferente do hemisfério sul. Carregada de simbolismo, a estação do sol representa o contraponto à solidão escura do inverno, onde paisagens brancas e frias enclausuram pessoas e deprime almas solitárias. Até a chegada do calor reconfortante do verão, suas feições coloridas, campos verdes fundindo-se ao céu azul. Tempo de paixões avassaladoras, brisa no rosto em viagens sem rumo. Assim sente o verão, quem experimenta a presença gélida e cortante dos invernos do norte. E assim criou-se um estilo musical chamado sunshine pop, que canta as boas sensações de veraneio em sonoridades luminosas e agradáveis.

E é seguindo o bem-estar que o verão proporciona, que americano Dave Dill forjou seu quinto álbum Follow The Summer. Cantor, compositor, arranjador e produtor, Dill fez tudo sozinho na gravação do disco, tarefa nada fácil pela quantidade de arranjos e harmonizações vocais intrincadas. O clima do álbum segue com desenvoltura pelos anos 60 e 70, deixando transparente quem são os heróis de Dill. Aqui brilha forte o sunshine pop, atraindo para si, também, o legado das canções do AM pop. Tudo fundamentado na referência basilar do pop sessentista.

“Today” abre o álbum com teclados que pontuam na batida macia e que, segundo o próprio Dill, é inspirada em Stevie Wonder. A doce “Miss America” parece passear pelos céus lilás (representados na pintura da contracapa de Follow The Summer), impulsionada por flutuantes coros vocais. Já “Happily Ever After” começa rosnando na distorção das guitarras para chegar à perfeição pop no refrão, honrando a tradição power pop dos tempos de Badfinger. “Never So Beautiful” chega na doçura de ‘tchururus’, como uma ingênua canção de ninar, até adensar o clima no refrão.

A pegada rock de “Don’t Remember” tem acento country e a bela “You Don’t Believe” nos remete às baladas auto-adesivas e emocionais do já citado Badfinger. As ondas do mar trazem a tranqüilidade onírica de “Follow The Summer/Pink Skies” e “Everyday Song” mescla Brian Wilson com Queen, soando, ao final, muito próximo ao The Nines em seu último álbum. A batida folk da acústica “Ride On”, encerra o disco, como um pôr-de-sol que celebra o fim de um dia dourado pelas melodias pop. Porém, já ansioso pelo próximo amanhecer.

www.davedill.net
www.myspace.com/davedill

Nenhum comentário: