quinta-feira, 24 de julho de 2008

"Big Top Woman": FRANK CIAMPI!

É isso que nós queremos: ver a cara dos hit makers. Quantos são os compositores que estão por trás de grandes sucessos do pop mundial, mas que só aparecem nas linhas minúsculas dos créditos? São esses artistas que precisamos ver sob os holofotes. Vide o Seth Swirsky, por anos compositor de pérolas pop para celebridades do mainstream, e quando aparece com sua própria banda o Red Button, as gemas são colocadas, sem parcimônia, sobre a mesa. Queremos ver quantos ‘Frank Ciampis’ estão escondidos e trazê-los a luz.

Americano de Nova Yorque baseado em Boston, Frank Ciampi compõe para o The Click Five, banda de grande gravadora. Toca baixo com Mike Viola (a voz real por trás do hit- monstro “That Thing You Do”, da trilha do filme The Wonders). E agora solta seu primeiro álbum solo, recheado de memoráveis melodias, harmonias celestiais e orquestrações certeiras.

Guida pelo piano, a música de abertura e título Big Top Woman, serve de trilha para o strip da garota da capa, investe em sessões de metais, tem clima de cabaré e engana a respeito das canções seguintes do álbum. Já “Little Girl”, também tem piano pontuando e metais espetando, mas escorrega para o pop orquestral na linha Jellyfish. “Madeline Maybe” vem macia no clima onírico com vibrafones, um sabor Beach Boys em filmes de fantasia... até se rebelar no refrão.

“Waiting For Someone” e sua beleza auto-explicativa mostra o porquê de querermos ver os hit makers: a canção mais bonita do ano não escrita por Brian Wilson (“Como uma criança que nasce/uma flor que morre/eu vejo a beleza em todas as coisas/quando miro em seus olhos/você irá cantar esta canção/você irá pintar um sonho). Passado e presente entrelaçados em Miss Jenny: como se personagens de Magic Mystery Tour levassem a canção e entregassem o refrão ao Weezer.

Melodia perfeita, harmonizações vocais angelicais e refrão que poderia ter levado “Anna” tranqüilamente à trilha de The Wonders (mas está na trilha de Being Michael Madsen). “Anyway” é mais uma jóia inspirada em Beach Boys/Brian Wilson. É patente que Frank Ciampi tem internalizado o conhecimento da composição pop sessentista/setentista; tem desenvoltura e sabe colocar sua voz agradável na porção exata de cada parte melódica. É só checar “The Same”. Em “On The Road” Ciampi monta uma espécie de colagem pop que poderia desmembrar a canção em outras cinco ou seis – todas s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-i-s. Fecha o disco a sensível balada acústica “Along For The Ride”.
E é isso que os hit makers querem ver: nossa cara... sorrindo.

www.myspace.com/frankciampi

Nenhum comentário: