quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"Johnny Cake And The Moonpies": MARMALADE ARMY!

Quarenta anos nos separa da era de ouro da psicodelia. Uma época onde as percepções eram alteradas quimicamente e se trabalhava com os estados alterados da mente. Mesclado ao pop e ao rock, o psicodelismo expandiu a criatividade das músicas e atingiu paisagens nunca antes exploradas. Rompeu barreiras temporais e continua influenciando artistas que vieram ao mundo muitos anos depois. É sempre interessante perceber que bandas contemporâneas continuam resgatando essas sonoridades e as mantendo viva para as novas gerações.

E essa é a proposta do quarteto de Boston Marmalade Army: homenagear nossos heróis sessentistas, mostrando a quantas anda a visão da nova juventude em relação ao seu precioso legado. O espírito Beatles e seus Sgt. Peppers e Magical Mystery Tour e, Beach Boys e seu mestre Brian Wilson, aparecem por todo este Johnny Cake And Moopies. Ecos de outros lumiares da psicodelia pop sessentista também podem ser ouvidos no álbum de estréia do Marmalade Army.

Já na abertura, as cítaras indianas dão o ar da graça na intro “Welcome To The Army”. Em seguida a bela “Flower Girl” traz instrumentações oníricas na melhor escola Brian Wilson. “She’s My Dream” começa com um riff baseado em “My Sweet Lord” de George Harrison e a singela e doce “Garden Of My Mind” atesta o traquejo pop dos Marmalades. “2BW” revela fácil, nas sonoridades, o que letras e número querem dizer: To Brian Wilson.

A faixa título vai das harmonias vocais dos Beach Boys, passando por uma batida reggae até o refrão à la Paul McCartney. Encerra o disco a beleza melódica de “It’s Rainning Again”, com seu chorus grandioso e memorável. Depois de tantas referências de décadas passadas - e a discussão sobre a validade de uma banda soar como se estivesse em 1968 estando em 2008 – uma pergunta: você pode enxergar a instigante ironia no nome da gravadora do Marmalade Army? Modern Artists Records.

www.myspace.com/marmaladearmy

Nenhum comentário: