quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Wet Behind The Ears": THE BRASS BUTTONS!

O céu azul se dissolvendo em laranja degradê, o sol espelhado em raios amarelos no verde do mar e a brisa fresca que sopra melodias envolventes nos sugerem o encanto mágico da Califórnia. Mas na verdade estamos em Cádiz, Espanha, com o grupo que tirou o nome de uma canção de Gram Parsons: The Brass Buttons. Sexteto que não esconde sua paixão pela música americana, forjada na costa oeste ianque a mais de quarenta anos atrás.

Maria Palacios, David Ponce, Juanlu González, Antonio Serrano, David Gómez e Victor Navarro (mais Maria Del Mar cantando em quatro faixas) em seu álbum de estreia, também adicionam à mistura sônica os onipresentes Beatles, os fundamentais Byrds e os atuais Teenage Fanclub e Jayhawks, chegando a um country alternativo extremamente pop e contagiante – mais conhecido como americana. Harmonizações vocais perfeitas, guitarras brilhantes e melodias ganchudas impregnam todas as canções de Wet Behind The Ears.

Que abre com a sensacional “American Dream”: o vocal doce de Maria Palacios lapidando a melodia memorável e se desdobrando nas harmonias angelicais do refrão; guitarras distorcidas duelando com bandolins – onde o country encontra o rock e soa pop. “Hollywood Song” traz guitarras acústica e órgãos em clima macio e “For The First Time” atesta a capacidade do Brass Buttons para produzir canções pop perfeitas.

A preocupação com os arranjos aparece transparente no trabalho de guitarras de “Buenas Noches Califórnia”. Já a canção título vem com violões, bandolins, sons de metais, órgãos e ‘uh-uh-uhs’ desaguando no belíssimo e colante refrão. Depois do agradável country acústico de “Roses On The Air” vem o riff e os dedilhados Rickenbaker da grudenta “Rescue Me”. A retrô “Regrets” emula Roy Orbinson – com a participação de Nacho Fernandéz nos vocais - seguida da beleza acústica da balada “I Can’t Sleep”. Fecha o álbum a cativante “Seventeen Girl” e seu refrão adesivo de alto potencial pop.

Wet Behind The Ears engendra tão bem as sonoridades californianas, que parece retroagir até muito mais que os anos sessenta: temos a impressão que, aqui, a Califórnia ainda é território espanhol.

www.thebrassbuttons.com
www.myspace.com/thebrassbuttonsband

Nenhum comentário: