segunda-feira, 26 de novembro de 2007

"The Ballad Of": BABY CRENSHAW!


Há alguns meses atrás tive a honra de falar com Paul McCartney aqui no Power Pop Station. Agora o contato é com o outro beatle, e lenda eterna, John Lennon. Quer dizer... , a entrevista na verdade foi com David Grahame, que havia interpretado Paul na produção da Broadway, Beatlemania. E agora apresento, em primeira mão, Daniel Malozzi, o Baby Crenshaw, que interpretou John na versão brasileira do mesmo Beatlemania.
Mallozzi vive em Santos e há anos vem se dedicando a projetos musicais envolvidos com os fab four. Depois do espetáculo da Broadway, veio o Beatles Sinfônico e agora The Beatles Songs, com o qual Mallozzi viaja todo o Brasil e consiste em um ator, uma banda de rock e um quarteto sinfônico executando as canções dos Beatles.

Em paralelo o paulista leva seu projeto musical solo chamado Baby Crenshaw e que segue na linhagem de composição dos... Beatles! A imersão por anos no universo musical do quarteto de Liverpool criou uma capacidade natural, quase espontânea, em Mallozzi de forjar canções de alto teor pop. Pop na acepção artística da palavra: melodias envolventes, vocais agradáveis, instrumentação simples e de extremo bom gosto. E Malozzi colocou tudo isso em The Ballad Of, seu CD demo, com 12 músicas em inglês, composto, tocado, produzido, gravado e arranjado pelo próprio. Confesso me surpreendi com o “discernimento beatle” de Baby Crenshaw, que achei só encontrar em bandas/artistas estrangeiros – pela simples falta de tradição/cultura/bagagem brasuca no estilo, não de talento. Às vezes Malozzi pode soar como um Bob Dylan, só que sem a voz desagradável do trovador americano. Outras lembra John Lennon e, por extensão, o grupo americano Cotton Mather.

A qualidade autoral das canções impressiona, exposta em uma produção básica e sem firulas – hoje com todas as possibilidades técnicas chamar uma gravação de ‘caseira’ pode ser pouco elucidativo. O que importa é que o contexto “faça-você-mesmo” só ajuda a realçar a habilidade de Mallozzi como compositor. Entre as canções não há destaque aparente, apenas o nível de proficiência é sempre mantido alto. Na esperança de ver The Ballad Of lançado oficialmente ano que vem, guardo um faixa-a faixa para a ocasião.
Provavelmente a "inteligentsia" e a indústria musicais do país não vão permitir – como já vem fazendo há alguns anos – que uma banda que cante em inglês sobreviva. Mas o mundão de Deus agora é uma aldeia e o céu é o limite para o talento de Malozzi. Garanto que em países como Estados Unidos e Espanha o Baby Crenshaw será muito bem acolhido, não vai vender milhões – ou vai? – mas vai conseguir um séqüito de fãs. Quem sabe algo quase como uma mini-beatlemania...


www.myspace.com/babycrenshaw

Nenhum comentário: