segunda-feira, 5 de novembro de 2007

"Solid Ground" - PETER BALDRACHI!


Alguns discos têm a capacidade de prolongar sua relevância através do tempo. Muitas vezes não são os mais melódicos, os mais energéticos ou os mais impactantes de cara. São aqueles que vão se mostrando cada dia mais consistentes com composições sólidas e bem resolvidas. Normalmente esses álbuns se transformam em clássicos. É o que vai acontecer com Solid Ground em alguns anos dentro do power pop.

Músico e compositor de Boston, Peter Baldrachi é originalmente baterista de ofício. Em seu disco de estréia assumiu as baquetas, cantou e compôs todas as canções. Nas gravações contou com a colaboração dos amigos Gary Rand nas guitarras, Steve Buonomo no baixo e Lester Goodwine nos teclados, entre outros. O resultado agradou a power popers do mundo todo e é facilmente revelado num faixa-a-faixa.

A música de abertura “Solid Gound” e seu riff sincopado vai passo-a-passo até o refrão recheado de harmonia vocal e guiado pela melodia adesiva, já deixando a pista de um álbum tipicamente power pop. “A Better Place” traz um riff mais fluído e menos pesado e novamente capricha no refrão envolvente. “Breakdown” e “(Are You That) We Belong vêm com sonoridade mais rock’n’ roll com tradicionais intervenções de guitarra.“You’re Gonna Miss Me Someday” soa macia e radiofônica, com a aquela melodia que só o power pop sabe oferecer. “Wait In Vain” tem sotaque country pop no andamento e refrão ultra-melódico. “Round And Round”, “Star Up Again” e “Making Sense Of Nothing” permanecem na linha de riffs vigorosos e melodias cativantes. Encerra o álbum, com paisagens plácidas, harmonias celestiais – sem esquecer das pontadas de guitarra aqui e ali – a doce “What Do You Want From Me”.

E assim se forja um clássico do power pop. Potência rocker equalizada com o carisma das melodias pop. Timbre de voz “amigável”, harmonias vocais intrincadas e guitarras afiadas – pero no mucho – sem excessos ou “invencionices”. Canções para serem ouvidas com prazer, mesmo daqui a 50 anos.

http://www.peterbaldrachi.com/
www.myspace.com/peterbadrachi

Nenhum comentário: