sexta-feira, 9 de novembro de 2007

"Mark & The Spies": MARK & THE SPIES!


Sempre que fico frente a frente com um disco como este debut do quarteto holandês Mark & The Spies me pergunto: quantas pessoas seriam capazes de descobrir que se trata de álbum gravado em 2007? E mais ainda: quantas não aplicariam a palavra “derivativo” ao tipo de som apresentado? O clima retrô fica evidente já na capa e confirmado a cada faixa do disco. Mas quem, nascido depois dos anos 70 em diante, pode realmente se incomodar com a falta de inovação do Mark & The Spies?

O frescor das composições é atemporal; a energia despejada encontra qualquer juventude; e as melodias pop dominam os sentidos. Até porque Arjan Spies (guitarra e vocais), Mark Wesseloo (baixo e vocais), Jelle Verhoeks (teclados e sax) e Gerrit Scholten (bateria e backing) não passam dos vinte e poucos anos e descarregam todo seu vigor numa mescla de sixtie e garage pop, pouco interessados se seus heróis fizeram história a 40 anos atrás.

O disco começa pelo teclado nervoso e refrão harmônico de “Try As I Might”, não deixando dúvidas do que vem pela frente. “Wait Forever” vem embalada pelas palmas ritmadas e a força de guitarras afiadas. “This Heart For Another” passa pelos melhores momentos das canções pop dos sessenta, daquelas feitas para cantar junto. “Another Chance” não amacia e segue na cartilha das garage bands, batida vigorosa, teclados onipresentes e... “baby, por favor, me dê outra chance”. Hit “yeah, yeah, yeah” como os Beatles faziam no início da carreira, aparece aqui em “But I do”. Ecos do antigo Zombies - que usava e abusava do barroquismo em teclados e órgãos – são captados em “Be Patient”. Até duelo de guitarras e sax acontecem na virulenta, e com pinta de jam session, “See Her Tonight (Money)”.

Sem pretensão de ser ou soar como os hypes ou “bandas modernas” – hoje mais interessadas em figurar em capas de revistas do que oferecer boas melodias – os garotos holandeses só querem diversão tocando o que gostam. O Mark & The Spies poderia tranqüilamente ter surgido nos anos 60, mas, ainda bem, não aconteceu: fariam mais falta hoje em dia que em épocas passadas.

www.markandthespies.nl
www.myspace.com/markandthespies



Um comentário:

Emmanuel disse...

Hello there!
Great blog, even if i can barely understand Portuguese! I've just started a similar blog (in Italian, as -of course- i live in Italy) and i have linked yours!

You can find my blog at

http://underthetangerinetree.blogspot.com/

Keep up the great work!