segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

"Nobody Likes A Winner": THE BREAKUP SOCIETY!

A frase “só sei que nada sei” aplica-se como uma luva quando achamos que já vimos tudo. Porque, de repente, do nada, aparece uma banda que já estava lá a pelo menos um disco e... passou em brancas nuvens pelo nosso pretenso “conhecimento enciclopédico de power pop”. E isso acontece pelo menos... todo dia!
É o caso da banda de Phoenix, Arizona, The Breakup Society, que teve seu álbum debut James At 35 elogiado por toda a crítica e que trazia pelo menos um hit impressionante: “Robin Zander”. Como antes tarde do que nunca, aqui o segundo disco do grupo liderado por Ed Masley, Nobody Likes A Winner que foi gravado no deserto de Mesa, no Arizona, mas em nada tem de árido ou escaldante em suas composições. Ao contrário, a brisa das boas melodias sopra generosa.

A faixa de abertura, que é também faixa título, revela o vocal rascante de Masley e sua facilidade em criar harmonizações vocais intrincadas. Com mais de cinco minutos de duração, o opus pop “How Failure Saved Me From Myself” lembra as canções climáticas e cheias de nuances do álbum do Minus 5 com o Wilco. “13th Angry Man” canaliza e libera energia rocker acumulada. “This Little Tragedy” traz clima de certa tristeza mas, ao mesmo tempo, de acalento, como quando reencontramos pessoas amadas. Rock simples e direto só para pogar e acompanhar o refrão: “Another Candlelit Night”.

“By A Thread” é cantada por Scott McCaughey, integrante do Minus 5, Young Fresh Fellows e músico que acompanha o REM em turnês e no estúdio. Talvez aqui se explique porque a sonoridade do Breakup Society se aproxima tanto, em vários momentos, da do Minus 5. O que não é diferente nesta canção, de belíssimas melodias e passagens instrumentais. Características estendidas à também agradável “I Didn’t Mean To Wreck Your Day”. Os trumpetes do refrão de “Forget The Past” casam bem com a batida “alternativa noventista”. A singela e delicada “This Doesn’t Matter” dá boa noite encerrando o álbum sob um manto celestial de violinos.

www.thebreakupsociety.com
www.myspace.com/thebreakupsociety

Nenhum comentário: