segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Heaven Is": ÖYVIND ANDER!

Existem pessoas que ainda acreditam. Na fé, no amor, na alma humana. Na luz, em outras vidas ou num mundo melhor, aqui e agora. E tentam fazer sua parte em mensagens de otimismo e esperança. Por mais que possa parecer utópico, piegas, ingênuo, ao transpor esse clima para a música, algumas delas conseguem aliviar dores, medos e angústias. Te transportam para ambiências de tranqüilidade e beleza, uma viagem por paisagens oníricas. Enfim, uma paz momentânea, mas que quando termina te devolve mais leve à realidade.

E uma dessas pessoas é Öyvind Ander, cantor, compositor e pintor sueco. De Gotemburgo Ander acredita que pode passar boas sensações através de sua música – acompanhado de sua banda o The Time Travellers - via seu segundo disco Heaven Is. E é exatamente isso que consegue. Fã confesso de Beatles, o timbre anasalado de sua voz fica entre Johnny Rivers e James Taylor. E suas letras por um mundo mais espiritual soam românticas, mas, o que seria do mundo sem os sonhadores? E, convenhamos, às vezes belas melodias são tudo o que precisamos.

Por isso, o céu pode ser aqui quando os primeiro acordes de “Born To Be Free” se espalham pelo ambiente. Os violões e pianos flutuam na melodia celestial, criando um clima grandioso na intervenção dos riffs de guitarra. “If You Believe” conquista já na batida e ajuda a te levar cada vez mais para longe. A faixa título tenta te hipnotizar como aquelas canções angelicais da missa de domingo. E consegue. Aqui o caminho já é sem volta - e você reza para que realmente assim seja. Já os sons de violino, adornam a ligeira canção pop, mostrando que Öyvind tem total domínio dos meandros melódicos em “Look At Yourself”.

E assim segue pelas 19 (!) canções de Heaven Is. Alternando momentos de placidez reconfortante (“For Who I Am”, “Dont’Waste Your Time” e “In The Healing Rain” – do filme Slim Susie – e “Go With Love”) com pop songs perfeitas (“We’re On You Way”, “Merciful”, “Earth Changes” e “Heaven Help Us All”). Sonoridades que esteticamente remetem aos sixties, mas, que no quesito bem-estar, são universais e atemporais, porque se instalam igualmente no cérebro e no coração. Que Öyvind Ander continue acreditando. Nós precisamos.

www.oyvindander.com
www.myspace.com/thetimetravellers

Nenhum comentário: