segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"In Rhi-Fi": THE RHINOS!

Algum tempo atrás, quando falei com Lasse Hindberg (via MySpace), o líder do Rhinos disse: “o inverno sueco está chegando... gostaria de estar no Brasil!”. Desejo que reflete com perfeição o espírito do Rhinos: cidadãos da fria Suécia que veneram as sonoridades vindas da Califórnia sessentista e as sensações de bem-estar que elas trazem. Está claro que o quinteto de Malmö não busca o estrelato, fama ou dinheiro, mas apenas a oportunidade de exercitar sua paixão pelo pop dos anos 60 e se (nos) aquecer sob o sol da costa oeste americana.

Então soam como os heróis dos Byrds e suas Rickenbakers de 12 cordas, sendo uma banda sueca dos anos 2000. Alguns críticos não entenderam a proposta do grupo (os insensíveis, míopes e mercenários críticos de sempre da imprensa mainstream) nem respeitou a honestidade e dignidade de bons amigos que se juntaram apenas para fazer boas canções pop. E depois poder registrar tudo isso e colocar a disposição dos amantes das belas melodias.

In Rhi-Fi chega cinco anos depois do debute Year Of The Rhinos, e acertou no título: eles fazem o clássico, mas do seu modo. Para quem não conhece o grupo, a primeira audição remeterá imediatamente aos Byrds; mas quem já os tinha ouvido antes, Rhi-Fi soará claramente como... os Rhinos! Como na faixa de abertura “Everything That She Believed”, onde guitarras doze cordas duelam com órgãos e são adornadas por harmonias vocais perfeitas. Já o refrão de “PTO” não deixa dúvidas que Lasse continua afiado na arte do pop.

A belíssima “For Just Another Hour With You” encanta na melodia adorável e mostra que os Rhinos também gostam de Brian Wilson/Beach Boys. A sonoridade do dedilhado da guitarra brilha em “Love (The Strange Thing)” e realça a beleza melódica da canção. “Before I Set You Free” lembra a clássica “There She Goes” do LA’s, só que mais up. Um órgão de igreja e uma guitarra cheia de efeito flanger abrem “My Town”, e a sensibilidade barroca guia “She Presents The News”.

A inspiração dos suecos continua sólida, exalando notas e acordes dos mais agradáveis num jingle-jangle infinito: “Dead End”, “Haunted”, “Tell You”, “Sometimes”. A balada acústica “Id Rather Be Sad” mescla Beatles e Brian Wilson em seus momentos mais bonitos e, fecha o álbum, o clima psicodélico-indiano de “Just Disappear”.
- E, Lasse, que tal um show do Rhinos, de bermudão, óculos de sol à beira-mar... no Brasil?

www.therhinos.nu
www.myspace.com/therhinossweden

Nenhum comentário: