segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"Insomniac's Almanac": THE CAMPBELL APARTMENT!

Quando se está em uma banda, tentando sobreviver numa cidade que é o olho do furacão mundial, corre-se riscos conflitantes e em porções desiguais. Um risco, que mais que um risco é um objetivo, é se alcançar o estrelato planetário. Outro é ser soterrado pela concorrência colossal em questão de semanas. Mas há uma terceira opção: manter a independência, preencher certos nichos e deixar que, a espontaneidade das canções levem, naturalmente, até um ponto de equilíbrio.

É cedo dizer aonde o Campbell Apartment vai se encaixar, mas, provavelmente, na terceira opção. Insomniac’s Almanac é o disco de estréia do trio de Nova Yorque, surgido da vontade dos amigos Ari Vais e Dan Haag de finalmente compartilharem uma banda. Vais já é conhecido na cena por seus trabalhos anteriores em bandas como Humbert e The Pelicans. Completa o grupo o baterista Dave Harman.

Tendo Chris Collingwood como seu padrinho musical e grande admirador, excursionaram com o Fountains Of Wayne pelos Estados Unidos e não escondem a banda como uma das suas grandes influências. A outra forte referência aparece de cara na enxuta faixa de abertura “Long Distance Relationship (Is A Four Letter Word)”: Guided By Voices – Vais já quis formar uma banda cover chamada Voided By Vices. Enquanto isso, a canção seguinte, “dna”, traz guitarras cruas e ritmo envolvente.

“St. Louis” vem com belas harmonias vocais, entre sonoridades acústicas, notas de piano e um órgão duelando com a guitarra no solo. Em “Wife”, Vais canta que está apaixonado pela esposa... de outro! Por isso, sua única chance é oferecer a contagiante melodia, os coros vocais oníricos, acompanhados pela emocional progressão de acordes. A atualíssima e divertida “Addicted To Myspace” antecede a beleza triste e acústica de “Sunday Night Blues”. Que contrasta com as espertas e energéticas “Afterthought” e “Stuck”.

A balada “Sick And Tired Of Being Sick And Tired” tem o título mais longo que a singela canção. “Feverish & Friendly” vai macia até a distorção invocada do refrão, encerrando a parte oficial do CD. Os três bônus tracks escondidos – sem créditos em parte alguma – merecem menção por serem potentes e ligeiras canções pop: "Strangel", "Greyhound" e "Trip To Acton".

Não se pode prever até onde o The Campbell Apartment pode ir. Mas se chegou na sua casa, em algum ponto da América do Sul, provavelmente é mais longe do que o próprio Ari Vais um dia previu.

www.myspace.com/thecampbellapartment

Nenhum comentário: