quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"In The Late Bright": TOMMY KEENE!

A imagem distorcida pelo calor exalado pelo asfalto quente vai sendo revelada aos poucos. A silhueta de alguém que se aproxima - e parece carregar um case de guitarra nas mãos – não transparece cansaço nem desânimo. Traços marcados pela experiência e perseverança começam a aparecer no rosto que se acerca. São mais de 25 anos de carreira, cruzando o Estados Unidos de ponta-a-ponta sem que o grande público realmente reconheça aquelas feições. Mas nós, power poppers, sabemos que quem vem lá é Tommy Keene.

O americano, que influenciou centenas de novas bandas nas últimas duas décadas e meia, com sua voz inconfundível e sua guitarra sempre brilhante e cheia de ganchos melódicos, volta com seu oitavo álbum In The Late Bright. E, tanto tempo depois, Keene continua sendo considerado pela crítica musical como um nome do power pop a se respeitar. Porque consegue forjar canções pop simples, com pegada forte e sempre com algo a dizer com mais profundidade e reflexão.

In The Late Bright foi produzido e gravado por Tommy em sua casa, realçando a força das composições, em vez de valorizar efeitos e truques de estúdio. Assim “Late Bright” abre o disco com o som de um Baldwin Fun Machine (órgão sessentista) emergindo para logo dar espaço à batida marcante e o brilho da guitarra de Keene. “A Secret Life Of Stories” é contagiante no ritmo e na melodia, sem ser exultante – até as canções mais up de Tommy trazem uma carga reflexiva que se projeta claramente na sonoridade.

“Save This Harmony” dedilha guitarras com maciez e leva a plácidas paisagens. Já “Tomorrow Gone Tonight” e “Goodbye Jane” chegam envolventes com suas melodias luminosas para, em seguida, desaguar na power-ballad “Nighttime Crime Scene”. A primeira faixa instrumental da carreira discográfica de Keene, “Elevated”, é uma assustadora e hipnótica sinfonia de guitarras. “Hide Your Eyes” encerra In The Late Bright com seu belo refrão, enquanto a silhueta de Tommy Keene já vai longe, rumo aos próximos vinte e cinco anos.

www.tommykeene.com
www.myspace.com/tommykeeneband

Nenhum comentário: