domingo, 25 de maio de 2008

"Clint Sutton": CLINT SUTTON!

O olhar contemplativo e sereno de Clint Sutton na capa de seu álbum de estréia, pouco sugere a respeito do conteúdo sônico do disco. A imagem pacífica, como a de um pastor, poderia casar bem com a informação de que Sutton vive em uma área rural de Cameron, West Virginia. Mas é no leve sorriso de satisfação contida – ou enigmático, como o de Monalisa – que o cantor-compositor americano pode esconder suas fichas. Porque ele pretende jogar alto na aposta surpresa.

A capacidade multiinstrumentista e versátil de Clint Sutton – ele escreveu, tocou e gravou sozinho todo o álbum – já não consegue surpreender, pela quantidade de artistas que fazem o mesmo em dezenas de (bons) discos por aí. O jogo que o músico esconde na manga é como, no resultado final, ele consegue soar como uma banda – consistente, coesa e contundente. E, se na capa Sutton dissimula, na contra-capa entrega o ouro: a foto de um ambiente, com um pôster do Superdrag sobre uma estante de CDs, não deixa dúvidas sobre a grande influência do artista.

Na abertura em “Somebody Told Me”, o som invocado das guitarras e a pegada rocker faz você entender o sorriso de Sutton lá na capa. Tons vocais sobrepostos guiam o fluxo contínuo de guitarras em “Stone’s Throw”. A melodia vocal esperta escorrega pelo riff ganchudo de “When We’re Gone” até atingir o contágio instantâneo de “Because”. A voz de Sutton, sempre dobrada e suave, contrapõe à perfeição o poder que ele imprime às guitarras e a batida vigorosa da bateria – tanto que para reproduzir a potência ao vivo, ele conta com os chapas do Slop Models.

“Song You Like” já no nome define que veio para agradar, na sua energia luminosa e melodia inspirada. “Brand New Ride”, e sua levada power de refrão pop, lembra que a referência – fundamental - de Matthew Sweet passou por aqui. A homenagem sonora aos heróis do poster na parede, Superdrag, ficou para o fim: “Watershed Rocks”. Onde fica a certeza de termos encontrado o “homem que soa como uma banda”... E que tanto fez para realizar o sonho que, quando viu pronto seu álbum, disse – quase como o pastor que não é: “juro por Deus, eu fiz um disco!”.

www.myspace.com/clintsutton

Nenhum comentário: