domingo, 18 de maio de 2008

"B Side Oblivion": THREE HOUR TOUR!

Há uma geração de power poppers ao qual o adjetivo ‘anacrônico’ não parece ser justo ou verdadeiro. Eu já havia mencionado aqui a quantidade de artistas americanos que foram expostos ao impacto da apresentação dos Beatles no Ed Sullivan Show, e como um evento tão distante cronologicamente de nós pode ainda fazer eco no tempo atual. Para os que presenciaram a invasão britânica – e que hoje estão na casa dos cinqüenta anos ou próximo disso – o arrebate se refletiu na sua futura produção musical. Ou seja, foram influenciados in loco pelo acontecimento, que forjou um estilo legítimo e, para eles, contemporâneo.

E assim foi com o cantor compositor de Illinois Darren Cooper, que tinha três anos no dia em que foi tocado magicamente pelas melodias dos quatro garotos de Liverpool. E que serviu para definir o caminho a seguir por tua sua vida musical. B Side Oblivion é o terceiro álbum do projeto Three Hour Tour, e contou com as participações estelares de Adam Schmitt – no baixo e na produção, gravação e engenharia de som; Paul Chastain também no baixo e Ric Menck na bateria. O que faz as expectativas em torno do álbum subirem aos céus.

Por isso logo na abertura o arrebate sônico da melodia irretocável e o refrão auto-adesivo de “A Girl That I Once Knew” – o protótipo do power pop pleno. “I Wanted You Around” segue em tom de balada lembrando Guided By Voices e o timbre vocal de Robert Pollard. A pérola “A Lady Named Caroline” recheada de belos acordes cativa na melodia pop e deixa claro as principais influências modernas do Three Hour Tour: Matthew Sweet, Guided By Voices e Myracle Brah.

A canção título é a prova cristalina da capacidade de Cooper no artesanato pop. E, mesmo com um pouco mais de pressão nas guitarras, o americano se sai bem ao contrapor o rock e o pop em “Road Less Traveled”. “Easter Basket Grass” traz refrão clássico para as massas e “Her Shadow” vem em clima de canção pop perfeita. A enxurrada de guitarras, formatando um autêntico rock de arena em “What Made You Change”, evidencia o impacto da segunda (a primeira, como já sabemos, foram os Beatles no Ed Sullivan Show) epifania musical da vida de Darren Cooper: um show ao vivo do Cheap Trick.

www.mysapce.com/darrencoopersthreehourtour
http://www.martianrecordcorp.com/

2 comentários:

Paulo Buchsbaum disse...

Ainda melhores são as músicas do album 1969 do "Three Hour Tour", particularmente Love Sick Trip
(http://www.youtube.com/watch?v=8_kA_PJBfeQ), Valentines Day
(http://www.youtube.com/watch?v=0hN5e1J-33o) e Next Time.

Paulo Buchsbaum disse...

Achei a outra no YouTube.
Next Time - Three Hour Tour

(http://www.youtube.com/watch?v=JkL5O5oCVF4). 1969 é um disco de 1996.