segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Spare Parts": JUNEBUG!

Desde 2004 a dupla britânica Junebug – formada pelos irmãos Guy e Raph Latham - lança religiosamente um álbum por ano. Discos sempre recheados de canções de alto teor pop, com melodias inspiradas e que revelam a usina de hits que é o duo (hits, por enquanto, restritos aos quartos dos power poppers distribuídos pelo mundo). E com este Spare Parts – “peças sobressalentes” – descobrimos que o Junebug se dá ao luxo de ter uma coleção de músicas não utilizadas em seus discos, revelando que sua produção de canções é mais ‘industrial’ do que pensávamos.

Aqui são 20 faixas em versão demo, gravadas entre 1997 e 2007, e que poderiam estar em qualquer dos cinco discos da banda. Todas com a marca de doçura vocal e melódica que caracteriza o som do Junebug. Difícil destacar músicas, mas podemos falar de “Dial Up”, que é conduzida por uma bateria eletrônica e pelos riffs feitos pelo teclado de Guy ou da melodia celestial de “Genevieve”. Também da batida de valsa na doce “Do The Right Thing” ou da maciez pop de “Turn To Fall”.

“Waiting For A Deam” e “Burning The Blackboards” lembram que a sonoridade do Teenage Fanclub influenciou os irmãos Latham. No sunshine pop “Sun Is Shining” brilha a batida bossa, e a levada de “Song For June”, anima aos amantes do pop sessentista. “Sweet Marianne” - com a devida produção – entraria em qualquer álbum pop mainstream atual e a linda “Will You Ever Come Down?”, tem cacife melódico pra figurar no disco power pop que for.

O pop eletrônico “Miracle Cure” arrebata na beleza da melodia, assim como as emocionais “The Way I Feel” e “Find A Meaning”, que fecham a coletânea. Se essas são as peças sobressalentes do Junebug, podemos esperar um novo colar de pérolas no disco de 2009.

www.myspace.com/junebugtheband

Nenhum comentário: